sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Descoberto monumento semelhante a Stonehenge

Arqueólogos que estudam as áreas envolventes do Stonehenge, o mais famoso monumento megalítico britânico, anunciaram a descoberta das bases de uma outra estrutura circular, que seria feita com pilares de madeira, a 900 metros do monumento.

Esta é uma das várias descobertas que estão a ser feitas naquela área (Wiltshire, sul de Inglaterra), o que permite aos investigadores afirmarem que o Stonehenge terá sido – no neolítico e na Idade do Bronze (entre 3100 e 1600 a.C.) – um importante complexo, embora não se saiba exactamente qual terá sido a sua finalidade.


De acordo com o investigador Tim Darvill, que conhece bem a área pois participou em escavações recentes naquele sítio, embora não esteja envolvido nestas descobertas, afirma que o achado “mostra o quanto ainda há para aprender e quão extenso fora este espaço”.

As estruturas encontradas são um anel de buracos em volta de um conjunto de poços. A equipa de investigação da Universidade de Birmingham, dirigida pelo professor de Arqueologia Vince Gaffney, explica que os poços estão há muito tempo cheios de terra, provavelmente foram escavados para segurar o círculo de postes de madeira.

Este foi “o maior monumento ritual” encontrado na zona nos últimos 50 anos. O tipo de cerimónias que ali tiveram lugar continua a ser um mistério. O equivalente mais próximo será Woodhenge, monumento identificado em 1925 que é composto por seis anéis de madeira cercados por um aterro.

Nas escavações realizadas neste local na década de 1970, os investigadores encontraram o corpo de uma criança cujo crânio tinha sido aberto e enterrado no centro do monumento, o que indicia a possibilidade de se ter tratado de um sacrifício humano.

Nenhum comentário: