Observamos as maravilhas arquitetônicas de Herodes e acompanhamos o arqueólogo israelense Ehud Netzer na sua busca da criação mais íntima de Herodes: sua própria sepultura.
Herodes, o Grande é um dos piores vilões Velho Testamento, famoso por ordenar a chacina de todos os meninos menores de 2 anos nascidos em Belém. Embora haja estudiosos que não acreditem nesta história, Herodes ficou conhecido por esta reputação sanguinária, e não por ter sido um dos maiores arquitetos da história do mundo. As fortalezas, os templos e as cidades que ele construiu são obras tão ousadas que continuam surpreendendo arquitetos e engenheiros. Este personagem tão famoso foi durante décadas associado também a um mistério: onde fica o seu túmulo?
Acompanhamos o arqueólogo israelense Ehud Netzer, estudioso da sepultura de Herodes há mais de três décadas, que com a sua equipe removerá centenas de anos esquecidos sob a areia nesta cruzada em busca de pistas.
"Aqui eu levanto as minhas mãos e digo: Sim, encontramos".
Ehud Netzer, Universidade Hebraica de Jerusalém
Netzer finalmente encontrou a sepultura de Herodes com a ajuda de Flavio Josefo, historiador nascido em Jerusalém no primeiro século depois de Cristo. Graças aos seus textos, Herodes é o personagem mais bem documentado do Novo Testamento. Na verdade, sabe-se mais sobre Herodes do que sobre Jesus. Josefo descreveu sua vida, sua morte e até seu funeral, que terminou no monte de Herodion. Mas nunca descreveu o lugar exato da sepultura. Para encontrá-la, Netzer usou seu grande conhecimento em arquitetura herodiana, que ele foi aprofundando após fazer escavações nos locais das construções de Herodes, como Cesaréia, Massada, o Segundo Templo e Jericó.
Na Judéia e nos seus arredores, Herodes construiu mais de 22 templos, palácios, fortalezas e cidades de alto nível. Em Massada transformou uma rudimentar fortificação no alto de uma montanha em uma complexa fortaleza que parecia desafiar as leis da gravidade. Na Cesaréia construiu um dos maiores portos do Mediterrâneo, com estruturas submersas, que muitos afirmam que deveria ser considerada uma das Sete Maravilhas da Antigüidade. Com a ampliação do Segundo Templo de Jerusalém, construiu um dos maiores complexos sagrados da época, fazendo com que os santuários pagãos de Roma parecessem pequenos. O templo cobre uma superfície equivalente a 26 campos de futebol. No alto do monte Herodion ele ergueu um dos maiores palácios do mundo. E foi lá que ele escolheu ser enterrado. Ajudamos as incríveis obras arquitetônicas de Herodes a ganharem vida na atualidade.
VOCÊ SABIA?
- O Dr. Netzer descobriu que Herodes orientou as torres do Herodion para os quatro pontos cardeais a fim de criar uma noção de simetria e beleza.Saiba mais
- National Geotv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário